Infecção Intestinal – O que é? Sintomas, Diferença entre Viral e Bacteriana

O intestino é uma região do organismo que pode sofrer com diversos problemas, e um deles é a infecção intestinal, ou também conhecida como gastroenterite aguda.

Esse tipo de infecção é bem comum de ocorrer, principalmente em locais com saneamento básico inadequado, não sendo uma doença rara, e pode aparecer em diversos níveis. Os sintomas costumam variar bastante, dependendo da gravidade, porém todos apresentam ser incômodos para o dia a dia da pessoa.

Diante desses diversos detalhes, hoje, nesse artigo, estaremos abordando várias informações importantes sobre a infecção intestinal, como fatores de risco, tratamentos mais efetivos, sintomas comuns e presentes, qual alimentação correta que as pessoas devem ter durante a infecção e muito mais.

O que é infecção intestinal?

A  infecção intestinal ocorre no intestino, como já bem diz o nome, e sendo causada por conta de algum agente indesejado nos tecidos intestinais.


Esse agente causador da doença pode ser tanto uma bactéria, causando uma infecção bacteriana, como um vírus, sendo uma infecção viral. Sendo que, as virais são as mais comuns de serem diagnosticadas.

As principais vias que o microrganismo indesejado adentra nosso organismo são pela ingestão de água ou alimentos contaminados e por uma higiene irregular, principalmente aqueles que vivem em locais sem saneamento básico adequado.

A infecção, normalmente, traz problemas e sintomas nos intestinos delgado e grosso e, também, no estômago.

As principais ações que o vírus ou bactéria faz no organismo é a má absorção da água e de nutrientes importantes, além da má digestão de carboidratos.

Sintomas da infecção intestinal

O sintomas mais comuns que as pessoas que possuem infecção intestinal apresenta são:

  • Diarreia, podendo ter presença de sangue nas fezes
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Perda da fome
  • Mal estar
  • Febre
  • Dor pelo corpo, podendo ser intensas
  • Desidratação, com bastante presença de sede
  • Dificuldades para urinar
  • Diminuição do peso
  • Taquicardia
  • Pele ficar pegajosa
  • Cansaço
  • Cólicas

Ao ser apresentado qualquer um desses sintomas, a pessoa deve buscar ajuda médica.

Diferenças entre a infecção intestinal Viral e a Bacteriana

A primeira, e mais óbvia, diferença entre ambas é o modo de infecção, sendo que a viral é causada por um vírus e a bacteriana por uma bactéria.

A infecção intestinal causada por um vírus dura, aproximadamente, 4 a 5 dias, e sendo o tipo mais comum de ocorrer. Já a causada por um bactéria dura mais, cerca de uma semana, porém pode chegar até 45 dias de duração e sendo iniciada de forma bem mais rápida que a viral.

Porém, a grande diferença está no modo de ação do microrganismo dentro do corpo. Os vírus atacam diretamente as células do intestino, porém não as destroem, somente criam uma inflamação. Enquanto isso, as bactérias, para criar a inflamação, fazem ulceração e abscessos na mucosa intestinal.

Por fim, a presença de sangue nas fezes durante as diarreias é um sintoma típico de infecção intestinal do tipo bacteriana.

Fatores de risco

Crianças, grávidas e idosos, ou quem possuí alguma doença que diminuí a eficiência do sistema imunológico, estão entre os principais alvos para adquirirem alguma infecção intestinal.

Quem possui doenças como gastrite ou azia, e utilizam medicamentos para o tratamento de acidez no estômago também têm grandes chances de aquirir a infecção.

O que evitar na alimentação

Quando a pessoa é diagnosticada com infecção intestinal é necessário seguir uma dieta, evitando de comer diversos alimentos.

Com a diarreia presente, a pessoa não deve comer legumes e frutas, principalmente as com cascas, além de outros alimentos ricos em fibras.

Além disso, alimentos bem gordurosos, principalmente carnes, os que auxiliam na formação de gases, como ovo, feijão e repolho, e os que são ricos em açúcar devem ser evitados no dia a dia dos pacientes.

O que comer na infecção intestinal

Além dos alimentos que devem ser evitados, que foram detalhados no tópico acima, existem aqueles que a pessoa com infecção intestinal devem comer, principalmente para evitar a diarreia e se recuperar da desidratação.

O primeiro item da dieta deve ser água, é necessário tomar uma grande qualidade dela. Além disso, buscar alimentos pouco gordurosos é bastante recomendado. Entre eles os mais indicados são:

  • Arroz branco
  • Pão e iogurte naturais
  • Frutas, somente sem casca
  • Macarrão
  • Biscoito sem recheio
  • Queijo branco
  • Sucos coados
  • Chás sem cafeína

Tratamento

O médico sempre indicado a correção da desidratação como a principal via para o tratamento das infecções intestinais. Isso por ocorrer de forma oral ou intravenosa.

Outra medida que sempre deve ser seguida para o tratamento é a dieta comendo os alimentos corretos e evitando os que podem piorar a situação, como já foi abordado nesse artigo.

Por fim, quando a infecção é muito grave é necessário que o paciente tome os antibióticos indicados pelo médico especialista.

Infecção intestinal infantilSintomas de infecção intestinal

Como foi abordado no tópico “Fatores de risco”, as crianças estão entre as pessoas mais propensas a adquirirem infecção intestinal, principalmente pelo fato do seu sistema imunológico ser baixo.

Em qualquer suspeita dos sintomas da infecção na criança, a mãe ou pai deve levar o filho até o médico rapidamente para dar início aos cuidados necessários.

As principais recomendações para se ter com o filho com infecção intestinal é mantê-lo hidratado, sendo utilizando sucos, água de coco, água ou soro caseiro.

Além disso, siga os alimentos que foram abordados no tópico “O que comer na infecção intestinal” na dieta da criança.

Prevenção

As principais medidas que a pessoa deve seguir para evitar a infecção intestinal são:

  • Evitar se alimentar com alimentos crus ou mal cozidos
  • Evitar os lácteos não pasteurizados
  • Não ter contato com água possivelmente contaminada
  • Evitar o contato direto com vaso sanitário de banheiros públicos
  • Falar a mão antes de mexer em comida e depois de utilizar o banheiro

Pergunta dos leitores

Existe algum remédio caseiro para infecção intestinal?

O remédio caseiro para o tratamento é bem simples de ser feito. É o, já conhecido, soro caseiro.

Pegue 1 litro de água mineral, 1 colher de sopa com açúcar e uma colher, agora de café, de sal. Junte e misture tudo em uma garrafa e, depois, guarde na geladeira.

Tome a quantidade que você achar necessário diante de quanto você perde em vômitos e diarreias durante a infecção.

Infecção intestinal, pode matar?

Quando a infecção intestinal bacteriana for muito intensa e com sintomas bem presentes pode causar a morte do paciente, sim.

Quanto tempo dura a infecção intestinal?

A infecção intestinal viral tem duração de, aproximadamente, 4 dias. Já a bacteriana dura cerca de uma semana, porém pode chegar até 45 dias de duração.